sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ESQUECENDO


Procurei você dentro de mim e encontrei um vazio naquele espaço que antes era seu...

Não foi por acaso que dei a este post o título de “Esquecendo”, pois o gerúndio indica que algo aconteceu no passado e continua a ocorrer no presente. Aulas de Português a parte, quero lhes dizer que, em meu ponto de vista, esquecer alguém é um processo (por vezes muito demorado) e que passa por várias fases.

Desejo a todas vocês que já sofreram por outra pessoa a sensação única de olharem para ela e enxergarem-na em preto e branco (no sentido literal). Quando você se recorda de algo, geralmente, as lembranças não surgem em tons acinzentados? Pois é assim que acontece no instante em que vemos aquela pessoinha e percebemos que tudo o que nos resta agora são recordações. Se vocês se abraçarem, já não conseguirá senti-lo, se você olhá-lo nos olhos, deixará de se procurar dentro deles e quando o vir indo embora acompanhado por outra, não desejará mais ser ela. Apenas sorrirá e dirá a si:

- Veja só... Desta vez ele não levou consigo algo que me pertencia. Permaneço tão inteira quanto antes.

Devo lhe dizer que é assustador consultar seu coração e se dar conta de que existe um oco no mesmo lugar que durante dias, meses ou anos foi ocupado por apenas um nome. Estranhamente sentiremos falta dele por mais que este nome se refira a pior coisa que já aconteceu na nossa vida e nos faça lembrar de todas as loucuras que cometemos para mantê-lo conosco (mesmo que nunca o tenhamos possuído de fato). As saudades surgirão apesar dos pesares, porque, de alguma forma, sentíamo-nos sempre acompanhadas e de repente, um pedaço nosso foi removido sabe Deus para onde.

A primeira fase do ESQUECENDO é quando dizemos que queremos esquecer, mas sabemos que, lá no fundo, há uma parte que deseja ficar apegada ao passado.

- Não quero mais ouvir aquele nome, não quero encontrá-lo nem vê-lo mesmo de longe... Mas ele ainda vai sentir a minha falta!

Assuma agora o quanto quis fazer essa pessoa sofrer por sua causa da mesma forma que sofreu por ela. Conte-me os planos que fez de passar diante dele abraçadinha com outro sem se dar conta de que NADA vai fazê-lo querer você. Talvez ele até sinta uma ponta de ciúme, porque perdeu uma súdita fiel, mas isto não o fará amar você.

Vou te falar uma coisa triste e peço que me perdoe, mas, quando você está em sua cama tentando se obrigar a esquecer daquele rosto e chamando a si de idiota... Ali só estão você e Deus. Quando você grita: “eu vou te esquecer”, como se o dono de seus pensamentos pudesse ouvir e como se o fato de ser esquecido consistisse em um castigo, ele não está te ouvindo e, caso estivesse, provavelmente não se importaria.

Apesar de eu ser católica praticante, encontrei uma frase de Buda que confirma minha teoria de que a esperança é o que nos impede de esquecer:

Se não tivermos esperanças, temos todas as coisas”. – Foi o que Buda disse.

Quando você se der conta de que o esquecimento vem ao seu tempo, estará dando o primeiro passo para deixar finalmente para trás aquela paixão, pois o tentar esquecer é também uma forma de lembrar.

Quando você comprar roupas novas, sair com os amigos, sentir vontade de encontrar outra pessoa e se der conta de que está fazendo isso por você e SÓ POR VOCÊ, estará se deixando esquecer. O desejo de magoar quem nos magoou ou a necessidade de provarmos que estamos bem ocorre em função de ainda querermos atingir esse alguém, pois, se não o vencemos com nosso amor, acreditamos poder derrubá-lo com nossa vingança.

Quando você encontrá-lo por aí, perceber que ele ainda causa um leve tremor na sua espinha, mas não acusar a si mesma por este sinal de fraqueza... Estará a um passo de esquecer, pois terá concluído que o fato de não gostar mais de uma determinada pessoa, não significa que precisará apagar por completo a imagem e as sensações causadas por alguém que foi importante para você.

Então, sem que você soubesse, eu estava dizendo:

- Adeus!

ps.: Busquem na net um texto chamado "Receita para esquecer um grande amor"...

3 comentários:

  1. Gostei mto do texto. Estou passando exatamente por tudo isso, e no gerúndio, como vc disse. Um bj!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Não estou passando por isso, mas sinto que brevemente algo parecido acontecerá em minha vida! É bom já estar um pouquinho consolada rsrsrs...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Em algum momento todos passaram por essa fase. Fico contente por poder transformar minhas experiências em textos e, desta forma, dividi-los com aqueles que vivem o mesmo que eu. Beijos

    ResponderExcluir