terça-feira, 22 de março de 2011

O Dom do Esquecimento


Todos nós possuímos este dom, - ao menos assim quero acreditar - mas alguns de nós insistimos em não utilizá-lo e continuamos a lamuriar pelos cantos, remoendo mágoas e chorando saudades que ás vezes não sentimos mais.

Temos o costume de dizer quando um relacionamento termina: "eu fiz tudo por aquela pessoa"... Amigo, amiga, o amor é um sentimento sem razão e acontece de forma natural. É óbvio que nossas atitudes interferem na conquista e na manutenção daquilo que já existe, mas não são garantia de que seremos correspondidos como queremos.

Sei de casos em que as pessoas passam a viver em função de seus companheiros na crença pueril de que sua devoção doentia os manterá juntos para sempre. Assim, quando a relação acaba (muitas vezes, porque o outro se sentia sufocado), aquele que se doou de corpo e alma, sente-se injustiçado. Deste sentimento de indignação surge a dificuldade para esquecer, pois fica a sensação de que existe uma dívida a ser quitada.

Como podemos cobrar de alguém aquilo que não nos foi pedido?!

Ontem assisti a um programa de televisão no qual uma psicóloga dizia algo do tipo: "Precisamos primeiro encontrar a nossa felicidade para depois compartilhá-la com o outro e não esperar que este traga consigo a nossa felicidade".

Se você está com uma dor imensa no peito, porque já não está mais com aquela pessoa de quem ainda gosta e se não há mesmo chances de ficarem juntos... Aceite isto. Chore muito e quantas vezes precisar, pois chorar não é sinal de fraqueza e sim de respeito ao que está sentindo. Não conte os dias, horas e minutos que passaram desde a última vez em que se viram nem queira se obrigar a esquecer instantanemente.

As lembranças não se apagam, apenas se escondem. O que um dia vai embora é a saudade...

3 comentários:

  1. Olá... Sempe visito seu blog procurando novos posts e fiquei feliz de ler esse último, pq tem td a ver cmgo agora. Terminei meu namoro de 5 anos há uma semana e tô sofrendo q nem louca. Tem hora q acho q não vou aguentar e meu coração vai explodir de tanta dor. Quero esquecer!

    ResponderExcluir
  2. aiai... bom saber que não sou a única a passar por isso. Ô fase difícil!! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não é nada fácil...as vezes também sinto que meu coração não vai caber dentro de mim...que sou muito pequena para tamanho sentimento...me sinto tudo isso, injustiçada, triste, enfim...mas é interessante o ponto em vcoê diz: "como cobrar de alguém algo que ela não pediu por isso", a coisa mais certa que já ouvi.

    ResponderExcluir