segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Talvez o final feliz seja apenas seguir em frente"


Hello people! Um Feliz Natal atrasado e um ano novo adiantado, porque estou indo curtir minha prainha se Deus quiser. Vou passar meu reveillón rodeada de amigos e de frente para o mar. Cá para nós, 2010 não foi meu ano, mas Deus me ensinou muito com cada perda, lágrima e decepção.

Quinta passada fui a igreja e disse a Jesus que, se fosse necessário algo morrer dentro de mim para Ele renascer, que assim fosse. Na hora me deu um friozinho na barriga, porque nunca fui boa com rupturas, mas acabei compreendendo a importância de lidar com elas.

Benzocas... Vocês foram ótimas comigo. Responderam meu último post e me deram muita força, agora é hora de eu ajudá-las com a minha experiência. Só não vou entrar em detalhes, porque isso é muito particular (vocês entendem, né?)

Comentei com um amigo que eu estava mal com o fim da facul. Despedidas me deixam master deprê rsrs Então ele me mandou um texto do Fernando Pessoa: "Encerrando Cliclos" (LEIAM!) Em síntese o texto diz que devemos aceitar que as coisas possuem final e não podemos ficar revivendo o passado. "Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se". E o livro: "Quem Mexeu no Meu Queijo", também sugerido por um novo amigo, diz que, enquanto tentamos entender quem tirou nosso queijo antigo do lugar, deixamos de buscar um novo queijo.

Bom, então vamos a nós. É foda ter criado expectativas sobre alguém que parecia ser a pessoa especial que você sempre esperou (apesar de ser o completo oposto do que você sonhava), e, de repente, o castelinho de areia ir se desabando. Acabam as mensagens melosas no cel, apelidos carinhosos somem completamente, a ex reaparece das cinzas... Aí você fica naquela: "Cara, o que aconteceu? O que eu fiz de errado?" Seria muito mais fácil se ele nos dissesse ou, a segunda opção, seria perguntarmos, mas, se você é orgulhosa como eu, vai entender que, muitas vezes, preferimos fingir que não estamos nem aí, desaparecer e continuar com a dúvida.

Primeiro ponto, no fundo, no fundo, nós sempre sabemos quando algo não está legal ou está chegando ao fim. Sabemos quando já não existe qualquer esperança, mas nos apegamos as várias suposições que surgem para ocupar o espaço da verdade desconhecida e isso nos impede de seguir em frente e buscar o novo queijo. De vez em quando, as dúvidas nem existem e está tudo mais que esclarecido. Na verdade, só as estamos utilizando como vínculo com o passado e a única coisa que precisamos de fato é colocar para fora o que nos magoa. Se isto se encaixa na sua vida, eu diria que o melhor é expor sim o que pensa e sente. Você pode levar um toco, pode não ter resposta alguma ou pode até (isso é pouco provável, viu?) ter uma surpresa boa, mas vai ter desengasgado e isso é o que importa. Fale por você e não por ele!

Segundo ponto. O fato de algo ter chegado ao fim, mesmo que não por sua escolha, não apaga os bons momentos que vocês viveram. Sabe aquela música que eu amo do Natirruts:"Leve com você, só o que foi bom. Ódio e rancor, não dão em nada. Naaaada."O que você passou, sempre te pertencerá.

Algumas pessoas nos machucam por querer, outras o fazem por inconsequência ou mesmo sem intenção. Acho que sentir raiva (por mais natural que seja em um primeiro momento), é só uma forma de continuar mantendo aquela pessoa dentro de você e, assim, continuar lembrando.

Terceiro ponto. Precisamos aceitar, como disse Fernando Pessoa, que as coisas podem acabar. Talvez ninguém tenha culpa, nem ele, nem você, simplesmente, começou e acabou. Entendo (entendo mesmo hehe), o quanto dói dizer adeus, mas uma das minhas grandes lições neste natal foi que... Quando aceitamos o fim, não apenas estamos deixando "ele" ir embora, mas somos nós quem estamos seguindo em frente.


ps.: Obrigada por finalmente ter me deixado ir. Também espero que encontre a pessoa certa (que encontre a sua exceção), quando estiver preparado para isso.


Beijos vindos de um coração mais leve...


7 comentários:

  1. Oi Larissa! Li seu poster,no exato momento em q eu precisava ouvir as palavras(ÓDIO e RANCOR)não levam a NADA...Hoje estou muito deprê...Preciso continuar a seguir em frente.BJS!Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que estamos nos ajudando! Ontem eu estava deprê também, mas acredite quando te disserem que tudo passa! Leia o meus post "Esquecendo" e volte sempre que precisar e quiser. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Minha situação n é parecida com a sua, mas fiz isso qndo vc escreveu 'Esquecendo' e 'Uma carta para um passarinho' ... gosto dos teus textos!

    Fica com Deus mulher! Que Ele realmente faça morada em nós e como sempre digo: Deus é mais!

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Juro que fiquei curiosa para saber qual é a sua situação rsrs Fica com Deus também. Ele é o Senhor de todas as coisas. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Nossa... Sabe quando você lê algo que se encaixa perfeito na sua vida?!
    Adorei este texto, é tão dificil aceitar as coisas chegando ao fim, e nenhum dos lados no meu caso aceita isso :(
    Como você disse: mesmo que não por nossa escolha.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá... É difícil aceitar sim, mas nunca impossível. Devemos observar o que é melhor para a nossa vida e saber que nem sempre o melhor é o que gostaríamos. Bjus

    ResponderExcluir