terça-feira, 7 de setembro de 2010

QUEM É O SEU PORTO-SEGURO?

Ele ou ela existe, eu sei que existe. Pode ser um amigo que você chama de irmão, mas de vez em nunca troca uns beijos; aquela ficante eventual que o nome está bem gravado na memória do celular como: "step" ou aquele ex-namorado de quem você recebe visitinhas surpresas... Tanto faz o gênero do rolo, a questão é, quando bate a carência naquelas épocas em que a fila não está andando, qual é a primeira pessoa de quem você se lembra? Então meu bem, essa carinha que surgiu aí na sua cabeça é a do chamado PORTO-SEGURO.
Poderia ser um contrato de ajuda mútua em que ambos se distraem juntos em falta de alguém melhor, mas sem compromissos, sem exigências e ACIMA DE TUDO sem sentimentos envolvidos para que não resulte em machucados. O problema caríssimo, é que o porto-seguro geralmente morre de amores por você e fica sempre esperando a próxima oportunidade de ficar do seu lado com a esperança de te conquistar definitivamente (doce ilusão!). Isso siginifica que alguém vai se sair muito machucado desse flashback e, dessa vez, você não vai ser o mocinho ou a mocinha da situação. (Sabe aquela comunidade "Se eu te amo assim a culpa é sua?").
Vou te contar uma histórinha dramática, porque eu AMO contar histórias, principalmente as dramáticas. Lúcia namorava um tal de FODÃO há uns seis meses (o cara faz parte daquele site eu me acho.com) e estava indo tudo aparentemente bem entre os dois até que o dito-cujo pede um tempo no namoro, dizendo que a ama muito, mas precisa de um tempo para pegar todas, quer dizer, para pensar sobre o que quer da vida. Lúcia sofre, porém tenta compreendê-lo e, enquanto FODÃO busca inspiração espiritual nas baladas e bebe suas lágrimas nos copos de vodka, minha amiga compreensiva o espera fielmente na escuridão do seu quarto. Volta e meia recebe ligações do ex, scraps, depoimentos e sms com declarações de amor o que a mantém presa à espera. Ai eu pergunto... FODÃO ama Lúcia? Ele alcançará a lucidez que só uma noite de cervejada no bar pode trazer? Respondam em coro NÃAAAAAO.
A Lúcia é o porto-seguro do ex. Ele sabe que, se não se arranjar com alguma piriguete por aí, vai ter um amor sincero o esperando. Amor esse que não o completa, pois, caso contrário, não haveria espaço dentro dele para se aventurar a perdê-la (estou errada?). Existem, contudo, momentos em que a tal da seca torna pessoas que normalmente não são egoístas (FODÃO não se enquadra aqui) a agirem egoisticamente, satisfazendo suas necessidades a custa de quem lhes quer de coração.
Se você não tem coragem de dar um basta em alguma espécie de relação semelhante a que descrevi e volta-e-meia vai desembarcar no seu porto-seguro, amigo, cuidado! Tenho certeza que você também já foi porto-seguro um dia ou ainda será. Imagine a sensação de ser usado, última opção, descartável. Ás vezes você até gosta da pessoa, mas não como ela quer que goste. Se é incapaz de satisfazer as expectativas que colocam sobre você, diga isso claramente. Não espere encontrar lucidez em um apaixonado, sempre vemos o que queremos ver e precisamos de alguém para colocar as cartas na mesa e nos mostrar qual é o verdadeiro jogo.
Não quero ser porto-seguro, quero que alguém conduza o barco junto comigo!

Um comentário:

  1. Ai..porto-seguro é tipo step mesmo, né? Acho que sou isso aí do meu ex buaaá

    ResponderExcluir